05/05/2020 08:15
O educador financeiro e comunicador Marcos Silvestre publicou um vídeo no YouTube na última quarta-feira, 29 de abril, no qual aborda 10 passos para a proteção de planos individuais e corporativos de Previdência Privada (assista o vídeo abaixo). O educador apresenta um plano de proteção da poupança previdenciária no cenário de crise provocada pela pandemia de COVID-19.
Silvestre mostra que o plano corporativo de Previdência Complementar Fechada cobra taxas de administração muito baixas e, em alguns casos, nem cobram taxas. Além disso, fala sobre a vantagem de contar com a contribuição da empresa (patrocinador) para o plano. Por isso, o educador recomenda que não se deve deixar de participar desse tipo de plano corporativo. Deixar de participar de um plano de Previdência Fechado pressupõe a perda da coparticipação da empresa no plano. “É um baita benefício que muitas boas empresas brasileiras oferecem a seus funcionários. Mantenha seu emprego nessa boa empresa e mantenha seu benefício”, diz Silvestre.
O educador transmite orientações sobre a escolha de perfis de investimentos oferecidos por alguns planos corporativos. Ele recomenda que não é o momento de mudar do perfil mais arrojado para o conservador, sob pena que realizar prejuízos com a desvalorização da renda variável e ativos de maior risco que estão depreciados neste momento de pandemia.